Ensino à Distância
  Definição
 
Segundo a definição clássica o Ensino à Distância é um modelo de educação no qual professor e aluno(s) não se encontram fisicamente no mesmo local, ou seja estão geograficamente em lugares diferentes sendo a transmissão dos conteúdos educativos efectuada através da utilização de meios técnicos de comunicação.
No Ensino à Distância (também conhecido como Teleducação) devem-se também realçar os componentes:
 
    
    a participação de uma forma industrializada da educação.
    a necessidade de um meio de comunicação de duas vias.
    a múltipla localização de alunos e professores.
 
 
 
 
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  Características
 
Como características fundamentais destacam-se:
        Estudo independente ou em grupos - os alunos poderão participar individualmente ou em grupo ou ambas.
        População estudantil relativamente dispersa, devido a diversos factores: de ordem profissional, de localização, etc.
        Como os alunos são de meios muito diversos e diferentes geralmente opta-se por adoptar estruturas curriculares flexíveis, via módulos e créditos.
        O aluno é obrigado a estudar por sua iniciativa, desenvolvendo habilidades de independência e de trabalho.
        Largo numero de estudantes por curso, no sentido de rentabilizar o dinheiro investido.
        Investimentos iniciais elevados mas que combinados com uma boa população estudantil serão minimizados (o custo decresce por aluno).
        Não é necessário leccionar o curso em tempo real (Ex. Via WWW - o curso pode estar em paginas HTML).
        Combinação de vários meios, desde material impresso passando pela vídeoconferencia até à Internet.
        O professor perde mais tempo na preparação e concepção das aulas. Neste sistema de ensino o professor tem que ser mais cuidadoso na forma de apresentar o curso.
 
 
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  Que motivações?
 
Embora haja dificuldades a ultrapassar, a maior parte dos professores considera que as oportunidades são claramente superiores as adversidades. Muitos focam mesmo, que a maior necessidade de preparação conduz a uma melhoria de performance nas aulas e uma maior empatia pelos alunos. Esses desafios transformam-se em oportunidades de:
        Leccionar uma vasta audiência - o que torna o professor mais motivado, como também a diferença cultural e social dos alunos.
        Ir ao encontro de estudantes não tinham ou teriam acesso a esses conhecimentos.
        Envolvem-se speakers e professores que de outro modo não participariam.
        Promover a Organização e o Planeamento.
        Participação de estudantes de diferentes meios sociais, económicos, cultural e com vários níveis de experiência.
 
 
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  Custos vs. Benefícios
     
Ao adoptarmos o Ensino à Distância temos que ter considerar várias coisas, e de entre elas ressalta o custo de um sistema destes. Inicialmente terá que haver um grande investimento em diversos componentes, como em:
    Tecnologia - em hardware (computadores, vídeos, …) e em software (programas educativos, …).
    Infra-estrutura - suporte de telecomunicações e de rede para emissão e recepção.
    Manutenção - actualização e manutenção de equipamentos.
    Produção e suporte - tecnologias e pessoal necessário para desenvolver e adaptar software educativo. Varias outras despesas como serviços administrativos, etc.
    Pessoal - equipa necessária para uma boa condução do projecto.
Embora os custos, principalmente de inicio, sejam altos, a verdade é que no ensino tradicional as despesas são também enormes, talvez até maiores.
Os benefícios dos cursos administrados à distância incluem:
    Acessibilidade - possibilidades a chegar a lugares remotos como por exemplo a zonas rurais.
    Horários não fixos - não há horário demarcado, o aluno pode estudar nos seus tempos livres. Não há perdas de tempo.
    Qualidade - cursos dados por professores conceituados e altamente qualificados.
    Iniciativa - a Educação à Distância desenvolve a curiosidade, espirito critico, de inovação, tal como a capacidade de iniciativa dos seus alunos.
    Evolução e Actualização - permite ao aluno melhorar o seu curriculum e a manter-se actualizado e informado.
    Partilha de Recursos - uma escola pode usar os seus recursos para ensinar estudantes que estão noutras escolas e vice-versa.
     
 
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  Meios usados para transmissão
 
A Educação à Distância põe à disposição do professor varias tecnologias, sendo as mais utilizadas:
 
    Impressão - foi a primeira a ser utilizada (ensino por correspondência). É a base para os outros sistemas. Utilizada pelos nossos longínquos antepassados para transmitir a sua sabedoria e conhecimentos.
    Cassetes de vídeo - o desenvolvimento desta tecnologia e o decréscimo do preço dos leitores de vídeo tornou este meio atractivo. Tal como os gráficos e a animação feita por computador.
    Linhas telefónicas e satélites - estes meios permitem que o instrutor e alunos estejam separados por distâncias enormes e a trocar informação. As linha telefónicas podem ser usadas para a videoconferencia, vídeo comprimido pode se juntar à transmissão da voz. Os satélites podem transmitir audio e imagem de alta qualidade.
    Computadores e Internet - os computadores permitem aos estudantes aceder e aplicar facilmente a informação, além disso, têm recursos favoráveis para a interacção e o feedback. Com a Internet a comunicação torna-se mais fácil e rápida, podendo haver discussões e perguntas em tempo real.
 
 
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Sistemas de Formação 97/98
Rui J. F. Monteiro
A Ead vem abrindo caminhos para pessoas que precisam fazer uma faculdade e não podem,seja por falta de tempo,acesso ou financeiramente.Hoje uma tarefa pode ser feita e discutida em tempo real,facilitando a vida de alunos e professores,discutimos temas atuais e existem varios cursos online para melhorarmos as chances de um bom emprego.Estudamos com professores capacitados e a qualidade do ensino é uma das melhores.Abraços!
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