domingo, 8 de maio de 2011

Ensino à Distância

Definição


Segundo a definição clássica o Ensino à Distância é um modelo de educação no qual professor e aluno(s) não se encontram fisicamente no mesmo local, ou seja estão geograficamente em lugares diferentes sendo a transmissão dos conteúdos educativos efectuada através da utilização de meios técnicos de comunicação.

No Ensino à Distância (também conhecido como Teleducação) devem-se também realçar os componentes:



a participação de uma forma industrializada da educação.

a necessidade de um meio de comunicação de duas vias.

a múltipla localização de alunos e professores.





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Características

Como características fundamentais destacam-se:

Estudo independente ou em grupos - os alunos poderão participar individualmente ou em grupo ou ambas.
População estudantil relativamente dispersa, devido a diversos factores: de ordem profissional, de localização, etc.
Como os alunos são de meios muito diversos e diferentes geralmente opta-se por adoptar estruturas curriculares flexíveis, via módulos e créditos.
O aluno é obrigado a estudar por sua iniciativa, desenvolvendo habilidades de independência e de trabalho.
Largo numero de estudantes por curso, no sentido de rentabilizar o dinheiro investido.
Investimentos iniciais elevados mas que combinados com uma boa população estudantil serão minimizados (o custo decresce por aluno).
Não é necessário leccionar o curso em tempo real (Ex. Via WWW - o curso pode estar em paginas HTML).
Combinação de vários meios, desde material impresso passando pela vídeoconferencia até à Internet.
O professor perde mais tempo na preparação e concepção das aulas. Neste sistema de ensino o professor tem que ser mais cuidadoso na forma de apresentar o curso.



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Que motivações?


Embora haja dificuldades a ultrapassar, a maior parte dos professores considera que as oportunidades são claramente superiores as adversidades. Muitos focam mesmo, que a maior necessidade de preparação conduz a uma melhoria de performance nas aulas e uma maior empatia pelos alunos. Esses desafios transformam-se em oportunidades de:

Leccionar uma vasta audiência - o que torna o professor mais motivado, como também a diferença cultural e social dos alunos.
Ir ao encontro de estudantes não tinham ou teriam acesso a esses conhecimentos.
Envolvem-se speakers e professores que de outro modo não participariam.
Promover a Organização e o Planeamento.
Participação de estudantes de diferentes meios sociais, económicos, cultural e com vários níveis de experiência.



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Custos vs. Benefícios



Ao adoptarmos o Ensino à Distância temos que ter considerar várias coisas, e de entre elas ressalta o custo de um sistema destes. Inicialmente terá que haver um grande investimento em diversos componentes, como em:

Tecnologia - em hardware (computadores, vídeos, …) e em software (programas educativos, …).

Infra-estrutura - suporte de telecomunicações e de rede para emissão e recepção.

Manutenção - actualização e manutenção de equipamentos.

Produção e suporte - tecnologias e pessoal necessário para desenvolver e adaptar software educativo. Varias outras despesas como serviços administrativos, etc.

Pessoal - equipa necessária para uma boa condução do projecto.

Embora os custos, principalmente de inicio, sejam altos, a verdade é que no ensino tradicional as despesas são também enormes, talvez até maiores.
Os benefícios dos cursos administrados à distância incluem:

Acessibilidade - possibilidades a chegar a lugares remotos como por exemplo a zonas rurais.

Horários não fixos - não há horário demarcado, o aluno pode estudar nos seus tempos livres. Não há perdas de tempo.

Qualidade - cursos dados por professores conceituados e altamente qualificados.

Iniciativa - a Educação à Distância desenvolve a curiosidade, espirito critico, de inovação, tal como a capacidade de iniciativa dos seus alunos.

Evolução e Actualização - permite ao aluno melhorar o seu curriculum e a manter-se actualizado e informado.

Partilha de Recursos - uma escola pode usar os seus recursos para ensinar estudantes que estão noutras escolas e vice-versa.



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Meios usados para transmissão


A Educação à Distância põe à disposição do professor varias tecnologias, sendo as mais utilizadas:


Impressão - foi a primeira a ser utilizada (ensino por correspondência). É a base para os outros sistemas. Utilizada pelos nossos longínquos antepassados para transmitir a sua sabedoria e conhecimentos.

Cassetes de vídeo - o desenvolvimento desta tecnologia e o decréscimo do preço dos leitores de vídeo tornou este meio atractivo. Tal como os gráficos e a animação feita por computador.

Linhas telefónicas e satélites - estes meios permitem que o instrutor e alunos estejam separados por distâncias enormes e a trocar informação. As linha telefónicas podem ser usadas para a videoconferencia, vídeo comprimido pode se juntar à transmissão da voz. Os satélites podem transmitir audio e imagem de alta qualidade.

Computadores e Internet - os computadores permitem aos estudantes aceder e aplicar facilmente a informação, além disso, têm recursos favoráveis para a interacção e o feedback. Com a Internet a comunicação torna-se mais fácil e rápida, podendo haver discussões e perguntas em tempo real.



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Sistemas de Formação 97/98
Rui J. F. Monteiro

Um comentário:

  1. A Ead vem abrindo caminhos para pessoas que precisam fazer uma faculdade e não podem,seja por falta de tempo,acesso ou financeiramente.Hoje uma tarefa pode ser feita e discutida em tempo real,facilitando a vida de alunos e professores,discutimos temas atuais e existem varios cursos online para melhorarmos as chances de um bom emprego.Estudamos com professores capacitados e a qualidade do ensino é uma das melhores.Abraços!

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